Poluição Visual na Avenida Brasil

Em 10 de julho de 2000, a SAJEP encaminhou ao Ministério Público representação solicitando que fossem tomadas as devidas providências contra os anúncios situados em imóveis na Av. Brasil; corredor Z1-CR8, inserido dentro de áreas estritamente residenciais Z1, tombadas pelo CONDEPHAAT; por estarem poluindo a paisagem urbana.Acompanharam a representação fotos dos locais e cópia de matéria publicada a respeito pelo jornal "O Estado de São Paulo" em 07/07/2000.

Segundo a arquiteta Yasuko Tominaga, a poluição visual dificulta a percepção da cidade pelos seus cidadãos:

A poluição visual causada pelos anúncios, irregulares perante a lei, de vários tamanhos e cores, que, segundo o Prof. Issao Minami, da FAU-USP, ...não respeitam a escala do pedestre, nem da via local e nem da massa edificada ao qual obrigatoriamente estes devem fazer referência, estão descaracterizando algumas das poucas áreas da cidade que, por seu significado paisagístico e histórico, seriam um cartão postal da cidade.

Após um ano, a maior parte da publicidade irregular foi removida, restaurando a paisagem original de um dos mais importantes e tradicionais logradouros da cidade.

Clique aqui para ver a Av. Brasil "antes... e depois"